2020: fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2019: jan . fev . abr . jun . ago . set . out . nov

2018: jan . fev . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2017: jan . mar . abr . jun . ago . set . nov . dez

2016: jan . fev . mar . abr . jun . jul . out . nov . dez

2015: jan . fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2014: jan . fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . dez

2013: jan . fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2012: jan . fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2011: jan . fev . mar . abr . mai . ago . set . out . nov . dez

2010: jan . fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2009: jan . fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2008: jan . fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2007: jan . fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez

2006: fev . mar . abr . mai . jun . jul . ago . set . out . nov . dez






Mestra da sutileza e dos contrastes


Recomendado pela minha amiga e grande escritora Lucília Garcez, li o livro "Os melhores contos de Katherine Mansfield" (L&PM), que reúne dez pequenas obras-primas da escritora neo-zelandesa que viveu apenas 34 anos e morreu de tuberculose, após uma vida agitada na Europa do início do século XX. São joias raras, de tamanha força, que tocam e ferem pelo inesperado, pelo toque amargo que ela consegue mesclar à aparente delicadeza e até frivolidade de algumas das histórias.

"Prelúdio", o mais longo dos contos, abre o volume acompanhando uma família em mudança para a zona rural. Alguns do personagens retornam em "Casa de boneca", talvez o mais cruel no contraste entre doçura e amargor, na denúncia das distâncias intransponíveis entre a elite endinheirada e a ralé pobre.

"Euforia", o segundo conto da coletânea, possui rara capacidade de jogar com emoções contrastantes, quando a protagonista descobre uma realidade que a derruba das nuvens que ela habitava com seus óculos cor-de-rosa.

Em "Psicologia", um casal avança e recua na tentativa de se entender, mas, como nas demais histórias de Katherine Mansfield, a imobilidade vence o desejo, o medo abafa a possibilidade de ser feliz.

Outra realização genial da escritora é "A aula de canto", em que, ao sabor de seguidas cartas de amor, uma em que leva um fora do noivo, outra de reconciliação, a professora de música conduz as alunas pelos variados caminhos e descaminhos da emoção.

"A vida de Mã Parker", sobre uma empregada e seu neto, é um poço de beleza e tristeza! As emoções capturam o leitor também em "O desconhecido", em que a angustiante espera do desembarque de um navio resulta do inconveniente de uma morte a bordo.

"Festa ao ar livre" novamente joga com os contrastes entre um festança da elite fútil e a degradação de um casebre onde um trabalhador morreu em meio à falta de recursos.

E por fim "A mosca" e "O canário" encerram o volume com novas demonstrações de sutileza da escritora, uma mestra em contar histórias curtas, surpreendentes e envolventes, às vezes até de tirar o fôlego.

Bjs!


Clara Arreguy, quarta-feira, janeiro 24, 2018.

______________________________________________________

Comments:
Querida Clara, Que bom que você gostou. É ótimo compartilhar textos que amamos. Abraços Lucília
 
Postar um comentário